- Ano: 2011
-
Fotografias:Marcos Oliveira
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa situada na Vila de Avintes, do começo do século 20, foi encontrada em um avançado estado de degradação, depois de ter sofrido várias mudanças e adições ao longo do tempo, ameaçando seu caráter original.
Apresentado este desafio, o enfoque foi voltar a conectar o antigo com o novo, buscando uma linha condutora entre ambas as realidades. O projeto original da casa foi encontrado e foi apresentado à nova família como a base para o novo desenvolvimento.
O programa foi definido em: uma suíte, banheiros, sala de estar-jantar, escritório, lavanderia, garagem e sótão. No jardim, estabeleceram as áreas de jogo junto com uma pequena horta e um novo espaço de lazer.
O corpo principal da casa foi reconstruído através da utilização de uma caixa de concreto colocada livremente sobre o teto, entregando aberturas inesperadas ao exterior. Além disso, foram introduzidas seis claraboias circulares para novas e orgânicas entradas de luz.
A conexão entre a parte exterior da casa e o jardim foi restituída, reconstruindo também a rua de acesso.
Os azulejos exteriores foram recuperados e conservados, foi introduzido um novo isolamento térmico sob o teto, pintado com a cor café. Utilizaram-se materiais tradicionais portugueses, como o mosaico hidráulico, a madeira e o gesso.